O DPVAT que é o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres é obrigatório e deve ser pago anualmente junto com a primeira parcela do IPVA, ou na Cota Única. O objetivo do Seguro DPVAT é indenizar vítimas de acidentes causados por veículos automotores terrestres. Ele foi criado por lei em 1974 que determina que todos os veículos automotores de via terrestre devem pagar, sem exceção, o DPVAT 2020.

Ao efetuar o pagamento DPVAT 2020, a vítima de qualquer acidente garante o recebimento de indenizações, ainda que os responsáveis pelos acidentes não arquem com essa responsabilidade. Para saber mais informações sobre o DPVAT 2020, o contribuinte pode acessar o site oficial do DPVAT Seguro do Trânsito. Através do portal será possível obter todas as informações sobre o Seguro DPVAT, como vencimento, valor e forma de pagamento.

Consulta DPVAT

Esse ano, os veículos que costumam pagar valores maiores pelo seguro DPVAT, como – motocicletas, ônibus, micro-ônibus e vans – terão a opção de pagar DPVAT 2020 à vista ou parcelado. O parcelamento poderá ser feito em três vezes de valor fixo, que deverão ser pagas consecutivamente, no vencimento das parcelas do IPVA.

Saiba ainda sobre o DPVAT 2020 RS.

Já o pagamento à vista do seguro DPVAT 2020 deve ser feito no vencimento da Cota Única ou na 1ª parcela do IPVA. Os veículos que são isentos do IPVA, o vencimento do prêmio será à vista e se dará juntamente com o emplacamento ou licenciamento anual. É importante que o contribuinte saiba que o parcelamento não se aplica aos que estão em atraso, nem a veículos que estão licenciando pela 1ª vez, no caso de ser 0 km.

Para realizar o pagamento do DPVAT 2020 siga as instruções abaixo:

Como Pagar o DPVAT

Em casos de transferências de propriedade, o DETRAN indica ao proprietário que é mais viável pagar o valor à vista. O motivo se dá porque o veículo precisa estar regularmente licenciado para efeitos de transferência e isso só acontecerá após a quitação integral do seguro.

Ao acessar o site do DPVAT Seguro do Trânsito, o contribuinte encontrará um mapa onde deverá selecionar o Estado em que reside. Após escolher no mapa aparecerá do lado direito da tela as informações necessárias para a realização do pagamento de veículos usados – renovação; veículos 0 km – licenciamento e veículos isentos do IPVA.

Para cada opção existe um link que levará o contribuinte para uma página em que deverá preencher dados como o número do Renavam, o estado em que o veículo foi emplacado, assim como a placa do veículo, o ano de exercício (no caso também 2015), um e-mail para contato e o tipo de documento utilizado. Após disponibilizar os dados basta clicar em continuar para gerar o boleto para pagamento que deverá ser feito até o pagamento do Seguro DPVAT 2020.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *