Como fazer o seu navegador consumir menos dados
Os sites que acessamos em nossos computadores são desenvolvidos para conexões de banda larga e consomem muitos dados. Isto não é um problema quando você está utilizando uma conexão Wi-Fi ou cabeada, mas e quando a banda larga cai e você precisa recorrer ao seu smartphone para rotear o sinal do seu plano de dados?
Sabemos que, especialmente no Brasil, os planos de dados para celulares são extremamente limitados e lentos. Eu sequer recomendo a utilização dessa conexão em computadores, você vai passar raiva, e nem pense em consumir seus dados pesquisando por cep. Caso não exista outra saída, o Portal Tech vai te ensinar a configurar o navegador para que ele consuma a menor quantidade de dados possível.
Habilite o “Clique para reproduzir”
Diversos websites ainda abusam do conteúdo em Flash, seja para vídeos ou anúncios. Todo esse conteúdo é carregado automaticamente ao abrir uma página. Para evitar que isso aconteça, não só com o Flash, mas também com outros plug-ins, habilite o “Clique para reproduzir” do seu navegador. Quando ativado, o conteúdo carregado por plug-ins só será exibido quando você selecioná-lo.
Ativando o “Clique para reproduzir”:
Google Chrome: Configurações > Mostrar configurações avançadas… > Privacidade > Configurações de conteúdo… > Plug-ins > Clique para reproduzir.
Firefox: Digite “about:config” na barra de endereços. Irá aparecer uma mensagem, clique no botão “Serei cuidadoso, prometo!”. Procure por “plugins.click_to_play”, o selecione com o botão direito do mouse e clique em “inverter valor”. Para completar a alteração, reinicie o Firefox.Desabilite as imagens
As imagens são uma das maiores “vilãs” do uso de dados. Se você for acessar um conteúdo em que elas são irrelevantes, como o Internet Banking, elas só vão exigir mais do seu plano de dados. Isto não é algo que você quer enquanto usa o 3G do celular em seu computador, não é mesmo?
Siga as seguintes instruções para desabilitá-las em seu navegador:
Chrome: Novamente, acesse as “Configurações avançadas” e “Configurações de conteúdo”. Em imagens, selecione “Não mostrar nenhuma imagem”. Lembre-se de voltar a configuração anterior posteriormente.
Firefox: Abra a janela de opções, clique no ícone de conteúdo e desmarque “Carregar imagens automaticamente”.
Desabilite as atualizações automáticas do seu navegador
É extremamente recomendável que você deixe as atualizações automáticas do seu navegador habilitadas. No entanto, seria um inconveniente se surgisse uma atualização enquanto você usa o plano de dados do seu celular para navegar.
Chrome: No Linux elas não são automáticas. Porém, desabitá-las no Mac e no Windows é um processo relativamente complexo. O Google explica o passo-a-passo aqui.
Firefox: Abra a tela de opções, clique no ícone de “Opções Avançadas”, selecione a aba de Atualizações e temporariamente desabilite as atualizações automáticas.
Cuidado com os aplicativos sedentos por dados
Aplicações como Steam, iTunes, Dropbox e outros serviços de armazenamento na nuvem estão constante consumindo dados. Lembre-se de fechá-las. Se você usa Windows, mude as configurações das atualizações automáticas para “Notificar-me, mas não baixá-las ou instá-las automaticamente.” Para isso, clique em iniciar, digite “windows update” na caixa de pesquisa e clique em” Atualização do Windows”. Em seguida, clique em “Alterar configurações” e selecione esta opção.