Estudante Online : O seu Guia de Estudos em 2017

Estudante Online : O seu Guia de Estudos em 2017
5 (100%) 2 votes


Ser um Estudante online ou melhor um (aluno online) hoje é uma realidade no Brasil, muito comum nos grandes centros e sua expansão para o interior do país aumenta constantemente. A busca por cursos de inserção no mercado de trabalho faz com que diversas pessoas de várias idades voltem a estudar e para aqueles que precisam de algo flexível, principalmente o horário, faz com que cursos online sejam um grande atrativo.

Atualmente, estudar e trabalhar é um desafio para muitos, já que muitos cursos ainda são presenciais. Mas a oferta de cursos à distância (EAD) e poder estudar online, em que o próprio aluno online dita o ritmo do aprendizado, tem ficado progressivamente comuns.Essa modalidade de ensino possui muitas vantagens, principalmente para quem tem a rotina cheia, seja com tarefas domésticas ou trabalho intenso. Outro fator que conta muito é o tempo de deslocamento entre a casa do estudante e a faculdade, o que pode pesar na decisão, não apenas no turno, de seguir uma graduação.

estudante online

Este artigo, vem para lhe ajudar a se tornar um estudante online individual, fornecendo diversas dicas para um melhor aproveitamento do tempo, da aprendizagem e aplicação do conhecimento adquirido.

Veja também Como estudar para concurso

Você esta lendo um artigo sobre ter sucesso sendo um estudante online.

Estudante Online – Algumas coisas que você precisa saber

  • Não existem aulas no sentido convencional: nesses curso as “aulas” são na realidade módulos semanais que contém diversos recursos para você aprender por conta própria. A aula expositiva é ministrada na forma de uma vídeo-aula gravada, e o livro, por textos recomendados de estudo, todos on-line. Além disso, neste curso você participa dos módulos na hora em que quiser, não existem horários marcados.
  • Você constrói seu próprio conhecimento: O material exposto nas lições on-line é o mínimo necessário que o autor acha que você precisa para aprender os temas propostos. Depende de você, depois disso, aprofundar seu conhecimento com os materiais adicionais sugeridos, ou fazendo pesquisa na Internet ou em bibliotecas. Existem vários livros convencionais que você pode comprar, mas em geral, se acha praticamente tudo on-line. Aproveite também, e use o glossário deste curso toda vez que não entender algum termo.
  • Você precisa ter disciplina, hábito e persistência: a maior causa de desistência dos alunos online de um curso a distância é a falta de auto-disciplina e de criação de um hábito eficaz de estudo. Reserve pelo menos 4 a 5 horas por semana para estudar o material de um módulo e fazer os exercícios e trabalhos, e responder ao questionário de avaliação do conhecimento. Tente criar um hábito (por exemplo, dois dias por semana, das 9 ás 11 da noite), como se você estivesse tendo o compromisso de ir a um curso presencial. Não desista do curso se em uma semana não der para cumprir o prometido (como se você tivesse “faltado”): os materiais continuam disponíveis e você pode compensar o tempo perdido se dedicando em dobro. Nunca “falte” mais de uma semana, pois ai você teria que triplicar ou quadruplicar o trabalho em uma semana só, e evidentemente a chance de você conseguir tempo para isso seria muito baixa!
  • Faça os exercícios e trabalhos: O segundo fator de sucesso no aprendizado on-line é você fazer todas as tarefas passadas nos módulos. Eles não estão ali por acaso: sua função é reforçar o aprendizado através da prática e da repetição. Procure também fazer muitos exemplos por conta própria, treinando o conhecimento recém-adquirido e ajudando a sua sedimentação. Além disso, as tarefas entregues auxiliam o professor a avaliar o seu progresso no curso e atribuir um conceito ã sua participação.
  • Participe das discussões, expresse-se: O ensino a distância online não é centrado na figura do professor, como acontece na sala de aula. é centrado no aluno online, portanto sua eficiência, dinamismo e motivação vão depender de você, de sua participação. O diálogo é implementado através das ferramentas de comunicação disponíveis no site, que são basicamente os fóruns de discussão. Não se iniba, faça perguntas, responda aos desafios colocados pelo formador, e participe dos debates. ã� através deles que boa parte do seu aprendizado complementar vai se efetuar. Se você não “falar” nada durante o curso, você seria um aprendiz invisível para o professor e demais aprendizes, em suma, você não “existiria”.
  • Verifique e registre seu progresso: aprender é progredir. O objetivo do ensino é um só: mudar alguma coisa em você. Portanto, da mesma forma que o médico faz o seguimento do paciente em vários momentos após a terapia, para se assegurar que houve efeito, você deve avaliar seu próprio progresso. Reveja a lista de objetivos específicos de cada módulo e coloque uma marquinha se você acha que conseguiu cumprir pelo menos 80% dele. Volte a estudar o material, ou pergunte ao formador, se não conseguiu. Use o diário de bordo para registrar o que você fez em uma determinada sessão de estudo online, e quais as dificuldades e facilidades que teve. O formador poderia revisar esse seu diário e sugerir ações que melhorarão o seu aprendizado
  • Você esta lendo um artigo sobre ter sucesso sendo um estudante online.

Antes de mais nada, PREPARE-SE..

estudante online preparacao

1. Conexão com a Internet

Bem, acho que não preciso falar muito sobre esta dica, ter uma conexão ruim vai atrapalhar nos estudos online, então verifique antes os requisitos necessários para iniciar o curso, como computador, conexão com internet, etc.

2. Local de Estudo

Escolha um local calmo para iniciar seus estudos online, arejado. Onde não possa haver distrações. De preferência locais com pouca agitação.

3. Horário

Aqui varia de pessoa para pessoa, pois o melhor horário é aquele em que você é mais produtivo, então verifique qual horário você renderá mais. Faça testes.

4. Material

Procure separar previamente o material, lápis, caneta, papel para anotações, apostilas, pendrive. Em alguns cursos, talvez tenha que usar fone de ouvido com microfone verifique tudo isso antes para não ter que ficar interrompendo o horário de estudos online com paradas não planejadas.

5. Distrações na Internet

Tenha em mente que a internet não é boa nem má em si, vai depender de você determinar isso. Em se tratando de estudo online, muitos pecam por estar constantemente se distraindo. Para estudar online, temos que estar conectado (óbvio!), mas preste bastante atenção com relação as redes sociais.

Você esta lendo um artigo sobre ter sucesso sendo um estudante online.

Muitos são aqueles que por exemplo estudam online com o facebook aberto e sinceramente, não dá! Muito cuidado com aquele momento que você acha que pode dar uma “paradinha” e ver as últimas postagens do face.

Já ouviu falar em “rolagem viciante”, pois é, muitos entram no feed de notícias do face e por lá ficam minutos e mais minutos movimento a barra de rolagem para ver as atualizações.

Lembre-se: Você é a causa da distração. A distração existe somente em você.

Tenha foco no seu objetivo!

Redes sociais é só um exemplo de distração, procure descobrir como se concentrar mais nos seus estudos online. Faça uma análise desses inimigos que lhe causam distração e procure evitar para otimizar seu tempo de estudo ao máximo.

Veja um exemplo sobre ter foco no que está fazendo, é um vídeo que exemplifica muito bem este assunto. Vale a pena assistir!

6. Hábito e Persistência

É fato que num curso a distância (online) a evasão é enorme. Normalmente somos educados ir para a escola, ir ao curso, quando, estamos no estudo online não há a cobrança por faltas e muitos estudantes ficam perdidos nessa etapa.

Bem, você deve criar o hábito de estudar, fazer seu programa. Muitos cursos, antes do início, já fornecem um programa a seguir. Exemplo: estudar uma hora por dia de segunda a sexta ou três vezes na semana de duas a três horas por dia.

Você esta lendo um artigo sobre ter sucesso sendo um estudante online.

Faça seu cronograma de estudo online e procure cumpri-lo, mas não desista, por exemplo, se não der para cumpri-lo alguns dias. Estude dobrado nos próximos dias.

Outro fator importante é a persistência. Persistir no objetivo é característica de vencedores. Aqui deixo uma frase para você refletir:

“As pessoas não falham, elas desistem.” (Pense nisso!)

7. Construindo seu Conhecimento

Cabe a você e somente você ter sede por mais conhecimento, querer aprender mais. A bibliografia fornecida, geralmente, num curso online é grande demais. Há indicação de muitas fontes de pesquisa, então não se limite ao básico, procure por mais.

8. Execute Todas as Tarefas, Atividades, Trabalhos…

Procure desenvolver ao máximo as atividades, os exercícios propostos no curso. Pratique bastante para melhorar seu rendimento. Teste todo o conhecimento adquirido. Se existem tarefas a serem feitas num curso online é por que elas não foram colocadas por acaso, servem para reforçar o aprendizado, bem como para sua própria avaliação.

9. Participação

Na maioria do cursos disponíveis há fóruns de discussão, para tirar dúvidas, então procure interagir, pois vai encontrar pessoas de outros lugares e isso enriquecerá seu aprendizado, observando outras formas de pensamento. Procure esclarecer sua dúvida sempre que existir. Participe ao máximo!

Você esta lendo um artigo sobre ter sucesso sendo um estudante online.

10. Verifique sua Aprendizagem

De nada adianta passar horas e mais horas na frente do computador sem saber se aprendeu ou não. Procure estar sempre verificando sua evolução no aprendizado. Você precisa progredir, caso contrário estará perdendo tempo. Por isso o item 8 dessa lista é tão importante.

Reveja, refaça o que for necessário para aprender o conteúdo. Procure testar na prática, se possível, o que você desenvolveu na teoria. Se não foi bem em testes, verifque novamente o conteúdo estudado. Faça seus próprios resumos, estabeleça suas metas.

Tenha em mente que após adquirir conhecimento, algo em você deve ter mudado. É sempre assim, conhecimento liberta quando bem aplicado. Conhecimento é a melhor “arma” que você pode pensar em ter. Transforme sua aprendizagem em algo que fará a diferença em sua vida.

Veja Também sobre o Concurso da Sabesp

Você esta lendo um artigo sobre ter sucesso sendo um estudante online.

Aluno Online – Hora de botar a mão na massa

Antes de tudo, certifique-se que a sua faculdade é registrada no MEC para a modalidade à distância. Pode parecer uma dica boba, mas tenha certeza que quando for investir na sua graduação à distância, a faculdade escolhida seja permitida e habilitada pelo Ministério da Educação para oferecer cursos assim.

A pior coisa que pode acontecer é você investir muito tempo e dinheiro num curso que não poderá lhe dar o diploma merecido. Essa, com certeza, é uma situação muito chata e que pode ser evitada com uma simples pesquisa na internet.

Seja um Aluno Online Disciplinado

estudante online seja disciplinado

Talvez um dos maiores desafios de estudar online seja manter a disciplina para acompanhar o material e as aulas sem a pressão de um professor. Como você é responsável pelo envio das tarefas, é muito comum a procrastinação (quando você deixa para mais tarde o que pode fazer naquele momento).

Você esta lendo um artigo sobre ter sucesso sendo um estudante online.

Esse é o maior inimigo, já que você tem as rédeas do seu desenvolvimento no curso. Estabeleça uma rotina de estudo, no turno que melhor se adapte à sua realidade e trace metas a serem cumpridas semanalmente (por exemplo, naquela semana, vou assistir a X aulas, fazer X exercícios e ler X textos). O importante é saber o melhor período para se concentrar, considerando a sua realidade.

Escolha um ambiente tranquilo

Uma das maiores vantagens do estudante online é a possibilidade de estar em qualquer ambiente com acesso à internet para cumprir suas tarefas e acompanhar as aulas. Por isso escolha um lugar tranquilo e calmo, longe de barulhos e distrações que possam interromper o seu desempenho.

estudante online ambiente tranquilo

Uma ótima dica é combinar com familiares e colegas de trabalho que durante aquele determinado horário você não estará disponível para interrupções. Deixe claro que é muito importante você se dedicar ao curso naquele momento e se concentrar para exercer as atividades do dia.

Faça bom uso da sua liberdade

Como não existe chamada ou ponto a ser batido, você se torna seu próprio supervisor para cumprir com a agenda das matérias. Isso pode ser muito difícil para algumas pessoas, que não estão acostumadas a serem cobradas apenas por si mesmos.

Por isso aprenda seu ritmo de trabalho e de estudo, com flexibilidade para mudá-lo quando for preciso. Se existe um evento para ir no horário em que você estudaria online, faça compensações em outro dia. Se está doente, foque em atividades que pode fazer e que não exijam demais de você. Mas esteja sempre atento para a quantidade de conteúdo que deve cobrir no semestre.

Você esta lendo um artigo sobre ter sucesso sendo um estudante online.

Utilize os canais de comunicação quando houver dúvidas

Por mais que você, um estudante online não veja um professor em sala de aula, eles estão presentes para auxiliar durante o processo de aprendizado. Assim, utilize os canais de comunicação que o curso oferece para tirar suas dúvidas sobre o conteúdo.

estudante online canais de comunicacao

Um grande facilitador são os outros alunos online do curso, já que os colegas podem estar na mesma situação que você ou serem capazes de responder às suas perguntas mais rapidamente. Portanto, a comunicação num curso à distância é fundamental para que o seu sucesso seja atingido mais facilmente.

Estudar online não é um bicho de 7 cabeças, mas exige disciplina e dedicação, como qualquer outro curso de faculdade. Por isso tenha certeza que você consegue arcar com esse comprometimento para não desperdiçar tempo ou dinheiro.

Lembre de Seus Objetivos

A forma mais garantida de alcançar aquilo que desejamos é pelo merecimento. Foi assim que o bilionário, investidor e filantropista, Charlie Munger, iniciou sua aula magna da University of Southern California. E como podemos nos tornar merecedores daquilo que queremos da vida? Por meio do aprendizado contínuo.

estudar online objetivos

Concordo com Charlie Munger quando ele diz que não conseguiremos ir muito longe apenas com o conhecimento que já temos. É necessário mais. As pessoas que conseguem grandes resultados não são necessariamente as mais inteligentes ou caprichosas, mas sim aquelas que são máquinas de aprendizado. São aquelas que se deitam para dormir um pouquinho mais sábias que quando acordaram.

E você aí, esperando a coisa toda acontecer..

Certamente a Internet é a melhor plataforma para promover acesso ao conhecimento. E por isso fiquei feliz com o convite do Centro Universitário UniSEB Interativo para contar um pouco das minhas experiências com aprendizado online.

Ensino a Distância e seus Riscos..

Antes de mencionar os pontos que acho positivos do ensino a distância, deixo um alerta contra os programas mal elaborados que transformam a “sala de aula virtual” em um mero website com informação picotada que é enviada semanalmente, sem uma filosofia de ensino cuidadosa.

estudante online ead riscos

Apesar de toda a pompa que pode parecer, o curso da Organização Mundial da Propriedade Intelectual foi o que mais me aborreceu nesse sentido. Senti que todo o processo teve como principal finalidade entregar o certificado (que é todo bonitão, em papel enrugado e letras douradas em relevo). Mas tudo foi muito largado e o conteúdo era básico demais, com praticamente nenhuma atividade interativa. Sequer sei quem foram meus colegas de sala.

Não adianta “jogar” o conteúdo assim, despropositado.

Outro ponto a considerar é a sua velocidade de Internet e a sua força de vontade. Quando tinha que fazer download de vídeos de 80 Mega, o que é ridículo hoje, mas que me demorava mais de 11 horas com conexão discada.

Você esta lendo um artigo sobre ter sucesso sendo um estudante online.

Pontos positivos de aprendizado online

 “Não sabemos bem onde isso vai parar, mas sentimos que há uma mudança a emergir”

Quem clicou em algum dos links dos cursos que mencionei deve ter reparado que os projetos estão disponíveis apenas em inglês. O público brasileiro merece conteúdo de qualidade em língua portuguesa e, por isso, vejo com satisfação iniciativas de graduação a distância reconhecidas pelo MEC.

estudante online ead positivo

Conforme o mercado brasileiro ganha maturidade, o que fará a diferença não é apenas a qualidade do ensino e a reputação da instituição no currículo do aluno online. O que torna fantástica a educação online é que ela pode ser muito mais prazerosa, promovendo forte interação com outros participantes, com exercícios interativos em que todos participam.

Em uma sala de aula presencial, existe um limite na quantidade de mãos que podem ser levantadas, interrompendo a aula com perguntas e mesmo comentários. Geralmente, a aula segue um modelo estrela, em que existe um único ponto de transmissão (o professor) e os demais apenas recebem, fazendo intervenções raramente. Caso contrário, não é possível ter aula!

Você esta lendo um artigo sobre ter sucesso sendo um estudante online.

Sobre o ambiente virtual

No ambiente de ensino a distância, quando é bem executado, todos os participantes se sentem à vontade para escrever sem o peso social de interromper a aula para fazer seu comentário. E isso permite um número elevado de interações não apenas entre o aluno online e professor, mas também entre diferentes alunos online. Para quem gosta de discussões pedagógicas, encaminho um relatório da iniciativa Germany – Land of Ideas com o Presidente da Alemanha onde publiquei um artigo (p. 90).

estudante online ambiente virtual

Como menciona o Sir Ken Robinson, naquele mapa mental sobre desafios atuais da educação, nossas escolas ainda educam usando o modelo de fábrica. Todos chegam no mesmo horário, realizam atividades juntos, recebem seus diplomas no mesmo dia, como em uma linha de montagem. O descompasso é cada vez maior entre esse paradigma de produção industrial e a liberdade e autonomia da sociedade da informação.

Você esta lendo um artigo sobre ter sucesso sendo um estudante online.

Além de poupar o tempo de trânsito para quem estuda em qualquer lugar em que tenha um tablet, laptop ou computador de mesa conectado, vejo o potencial do aprendizado online para aumentarmos nossa produtividade, mantendo nosso emprego e organizando nossa agenda da forma que for mais conveniente. Na nossa velocidade.

Não Procrastine

Por outro lado, existe também a lei de Parkinson: quando temos duas horas para fazer uma determinada tarefa, demoraremos duas horas. Porém, quando temos dois dias para realizar a mesma tarefa, ela magicamente será concluída em dois dias. Temos a tendência de preencher todo o tempo que nos foi dada para uma determinada tarefa e por isso é importante ter prazos para entregas de trabalhos.

estudante online nao a procrastinacao

Mesmo assim, acredito que estudante que vai para aula por obrigação ou com medo de não receber o diploma dificilmente terá a excelência de quem voluntariamente se dedica ao estudo para aprender e deitar na cama com mais conhecimento do que na hora que acordou.

“Pressa, não adiantar. Treinar bem, estudar bem, futuro Jedi”

Essa é a melhor parte de todas: estimular nossa responsabilidade e proatividade. Logicamente que o tutor do programa de ensino a distância será uma peça importante para conduzir as atividades de classe. Mas, no modelo de aprendizado online, nós adquirimos uma responsabilidade muito maior em nos organizarmos, em decidir o que queremos da vida e em investir esforços para ir atrás.

É assim que nos tornamos merecedores daquilo que desejamos. Quem mais aí concorda com a filosofia do Charlie Munger?

FONTE :https://papodehomem.com.br/como-estudar-online-pode-ser-mais-produtivo/

 Ferramentas de Estudo

Todas as dicas de daremos a seguir de como estudar online utilizam as ferramentas de estudo desenvolvidas por GoConqr. Você pode ter acesso a elas fazendo o cadastro online e grátis!

estudante online ferramenta de estudos

1. Organize o Material: Crie um arquivo de Notas e organize os links de sites e referências de acordo com os temas.

2. Anotações: Crie seus Resumos, organize por disciplina  e tema. Com a função de anotações online você pode acessar e criar  conteúdo onde estiver.

3. Quiz e Simulados: Crie quizzes que vão ajudá-lo a praticar os exercícios e ter maior segurança no momento da prova.

4. Visualização: Utilize vídeos e áudio para estudar online. Você pode encontrar através do youtube diversas referências de escolas, universidades e cursos especializados. Utilize a função de incorporar vídeos e inclua eles em suas Anotações.

5. Memorização: Você pode criar FlashCards para resumir o que está estudando e para memorizar fórmulas, datas e termos. De um lado da carta você coloca uma palavra ou imagem e do outro o significado e explicação. Você deve ler e tentar adivinhar, a medida que for acertando separe as cartas, embaralhe e reveja quantas vezes necessário.

6. Apresentação: Crie Anotações e Mapas Mentais e use o Modo de Reprodução. A reprodução e apresentação ajudam você a fixar o conteúdo e pode ser também utilizado para apresentações de trabalhos em sala de aula.

7. Mapas Mentais: Os Mapas Mentais são uma forma visual de lógica de organizar seu material de Estudo. Você cria uma sequencia lógica de conexões. Essa técnica é ótima para aprendizado visual e o melhor que é simples de criar.

8. Grupos de Estudo: Como falamos anteriormente os Grupos de Estudo ajudam no momento de tirar dúvida ou discutir sobre um tema. Você pode criar o seu próprio grupo ou fazer parte de algum que o tema seja de interesse.

Não é uma tarefa fácil estudar online, mas temos certeza que será mais prazeroso e terá bons resultados!

Você esta lendo um artigo sobre ter sucesso sendo um estudante online.

Dicas Finais…

estudante online dicas finais

  • Acredite em você

Se o seu sonho é ser médico, você provavelmente vai ouvir que é muito difícil, que não é para você, que o
vestibular é muito concorrido e até que é um curso elitista e só para gente de condições financeiras muito privilegiadas, mas entenda uma coisa: só você é capaz de dizer até onde vai chegar!

  • Não desista

Novamente, as dificuldades virão, mas se você acreditar em si mesmo e persistir, nada na Terra é igual à sensação de ver seu nome na lista de aprovados.

  • Seja um especialista

Mais importante do que estudar, é saber para o que está estudando. Então escolha os vestibulares que vai prestar e procure aprender o máximo sobre eles. Visite as instituições, leia os editais,  converse com quem entende e faça as provas anteriores. Isso lhe dará uma vantagem enorme sobre muita gente.

  • Descanse

Na minha melhor época, eu estudava nove horas por dia e trabalhava, mas é humanamente impossível manter este ritmo durante muito tempo.

Você esta lendo um artigo sobre ter sucesso sendo um estudante online.

Cheguei a começar a esquecer o que havia estudado recentemente e até a desmaiar, então vamos respeitar os nossos corpos ok?!

Tirar um tempinho para brincar com uma criança, assistir a um episódio de alguma série (sem exageros…rs), fazer alguma atividade física, dormir…Tudo é muito importante para a manutenção de um estudo de qualidade.

Por último, eu quero dizer que se você pode sonhar, então você pode fazer, acredite!

Alguns sites para vocês estudarem :

Matemática
Só matemática
São mais de 3 mil páginas de conteúdo, dividido entre ensino fundamental, médio e superior. O site também tem um acervo de provas e jogos online para fixar o conteúdo.

Física
Só física
O portal conta com um grande material de apoio para estudar a disciplina, com exercícios, simulados e jogos online.

Biologia
Só biologia
O conteúdo é dividido entre ciências e biologia, o site também tem textos sobre ecologia, biotecnologia e as últimas notícias sobre o tema comentadas por especialistas.

Química
Brasil escola
Conta com bons resumos sobre os mais complexos temas.

Geografia
Só geografia
Interativo e divertido, além do conteúdo, o site traz curiosidades, exercícios e provas online.

História
Aventuras na história
Os conteúdos mais cobrados nos vestibulares de forma clara e atualizada.

Português
Só português
No site você encontra exercícios, provas online, curiosidades e fóruns de discussão.

Um abraço e até a próxima..

Estudante online senai, Estudante online senac, Estudante online rj ,Estudante online sp,Estudante online como ser ,Estudante online dicas de estudo,Estudante online funciona,Estudante online casos de sucesso ,Estudante online como estudar ,Estudante online nao procrastinas,Estudante online 2017 ,Estudante online 2016,Estudante online 2016 ,Estudante online 2014,Estudante online 2013,Estudante online 2012,Estudante online 2011 ,Estudante online 2009, Estudante online vestibular ,Estudante online ead,Estudante online ,Estudante online ,Estudante online ,Estudante online ,Estudante online ,Estudante online ,Estudante online ,Estudante online ,aluno online entrar ,aluno online 2017 ,aluno online ce ,aluno online unip ,aluno online 2017,aluno online 2015 ,aluno online estudar ,aluno online na internet,aluno online guia de estudos,aluno online guia ,aluno online aprender online ,aluno online concurso ,aluno online dedicacao ,aluno online esforco 

 

 

4 pensamentos em “Estudante Online : O seu Guia de Estudos em 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *